Quando pensamos em aulas, como um professor ou futuro professor, uma das primeiras coisas que se veem em mente é o desenvolvimento de cada aula, pensamos como fazer uma aula mais dinâmica, adicionar imagens e afins, sempre com o intuito de trazer o foco do aluno para a aula. O avanço tecnológico e o surgimento de ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de aulas e no processo de ensino e aprendizagem surgiram em massa de diferentes formas, mas nem todas são de conhecimento das pessoas ou pouco se sabe de como usar em prol da educação.
Com o surgimento da pandemia, a necessidade de mudança no processo de ensino e aprendizagem mudou e com isso o uso dos recursos digitais, já que por sua vez não se pode dar aulas presenciais e uso de ferramentas educativas de forma pessoal. Em consequência disso, o uso de ferramentas para apresentação de aulas de formas mais didáticas pode tornar-se o diferencial neste momento e depois, e a partir desse pensamento no primeiro bio-logar do residência pedagógica de biologia (evento interno realizado pelos residentes), a dupla de residentes Guilherme Lima e Rafaela Barbedo, trouxeram a importância do uso da ferramenta canva no ensino e aprendizagem e como usa-la no processo de criação de aulas e para qualquer outro uso na plataforma.
Mas antes de tudo, o que é o canva? Canva para quem não conhece, é uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais. A mesma está disponível online de forma gratuita e também paga em dispositivos móveis e integra milhões de imagens, fontes, modelos e ilustrações.
![](https://static.wixstatic.com/media/97316a_7bab740c4a5146aa96d936ac851241de~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/97316a_7bab740c4a5146aa96d936ac851241de~mv2.jpg)
Como inspirado por eles, a ferramenta canva é maravilhosa para a criação de slides, infográficos, ilustrações e etc., de uma forma prática, interativa e com um modelo simples e que funciona perfeita
mente no desenvolvimento de aulas. Nesta apresentação do bio-logar, a dupla mostrou a importância da simplicidade e o designer gráfico que o canva apresenta, o uso de imagens ilustrações para melhor interatividade do aluno com a aula ou com a informação a ser transmitida de forma prática e não cansativa. Quando paramos para pensar, uma apresentação só com texto chega a ser maçante, exaustiva e muito das vezes é impossível ler o que está escrito e por sua vez o canva traz essa linguagem gráfica que trabalha com cores, imagens ,ilustrações com diversos formatos e muito mais , o que prende a atenção das pessoas. Também a dupla trouxe o método de criação desde do início, dos principais templates, como usar e aplicar figuras e ilustrações ao gosto, adicionar frases e também disponibilizaram material sobre como usar a versão pro do canva e ter acesso ilimitado a conteúdos restritos a versão paga da plataforma.
Deste modo, como apresentado por Guilherme Lima e Rafaela Barbedo no primeiro bio-logar do RP de biologia, o canva traz funcionalidades excelentes, pra a criação de material para aulas e qualquer outra necessidade em designer gráfico e ilustração, de forma fácil e pratica, além de ser gratuita e ter conteúdo pago com maior diversidade de ilustrações disponíveis e que podem ser acessadas sem a necessidade de pagar pelo serviço pró sendo preceptores ou residentes. É uma plataforma rica em conteúdo e ao mesmo tempo sendo tão pouco explorada, mas graças a iniciativas como o bio-logar e o compartilhamento de informações muito mais pessoas vão poder ter acesso a ferramenta e usufruir do que ela traz.
Conteúdo indicado pela dupla:
Quer conhecer mais sobre o canva? CLICK AQUI
“Canva Pró” gratuito para as preceptoras: CLICK AQUI
“Canva Pró” gratuito para os residentes: CLICK AQUI
![](https://static.wixstatic.com/media/97316a_638ba365e9494d48b54f3f92ec22557e~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_345,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/97316a_638ba365e9494d48b54f3f92ec22557e~mv2.jpeg)
Escrito por Filipe Paixão
Comments