top of page
Buscar

Bio-logar: Representação da Diversidade étnico-racial no ensino básico e na formação de professores

Foto do escritor: Residência PedagógicaResidência Pedagógica

Atualizado: 20 de jul. de 2021

A quinta apresentação do I Webnário Biologar contou com Stefáne Mendes, mulher negra soteropolitana e Vida Souza, mulher indígena da etnia Pataxó, sobre “Representação da Diversidade étnico-racial no ensino básico e na formação de professores de Biologia”.


As meninas começaram fazendo um brainstorming com o público usando palavras que vinham a cabeça quando pensavam em relações étnico-raciais, na nuvem de palavras se destacaram ‘raça’ e ‘etnia’. Raça é uma construção social, onde historicamente foi adicionado uma série de características a cada uma, ligadas a ela há uma série de preconceitos. Lembre-se que do ponto de vista biológico não existem raças, existem espécies e variabilidade genética, além de outros fatores que contribuem para diversidade que encontramos. Enquanto raça está relacionada características físicas que alimentam a construção dos estereótipos no nosso imaginário, etnia trata-se de questões culturais como idioma, tradições, culinária, religião, crenças, rituais e para além disso, pertencimento a determinado povo.



Nós, enquanto professores de biologia em formação, temos de nos manter atentos a essas questões para não contribuir com a solidificação do racismo estrutural em sala de aula, e sim cooperar com a ressignificação de termos, atitudes, valores e conceitos.


A lei 10.639/03 Regulamenta a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileita no ensino básico. A lei 11.645/08 regulamenta a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em todos os níveis de ensino.


As meninas não perderam a chance de instigar os colegas a coletar memórias do nosso ensino básico, tentando lembrar a presença da representatividade dos grupos étnicos nos livros didáticos, modelos anatômicos e outras ferramentas de ensino. O resultado foi angustiante, uma vez que os casos trazidos remetiam à iniciativas externas à escola, baixa representatividade ou a representatividade caricata. Quando pensamos no nosso currículo de graduação em licenciatura também encontramos essa deficiência, onde as disciplinas que tratam dessas questões são optativas.


Se quiser se apropriar mais desse assunto, essa incrível dupla selecionou uma serie de personalidades, documentários, livros, e séries descritos abaixo:


  • Personalidades: Bárbara Carine (UFBA), Nilma Lino Gomes (UFMG), Daniel Munduruku, Douglas Verrangia (UFSCAr), Ailton Krenak, Petronilha Silva, Deboraci Prates (UFBA), Edson Kayapó (IFBA e UFSBA)

  • Documentário: USP 7%

  • Livros: Coisa de Índio, Diversidade étnico racial e educação superior brasileira, Orientações e ações para educação étnico racial

  • Séries: Guerras do Brasil, When they see us



Logo criado por: Renan Nery

Escrito por Sara Maier

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page