top of page
Buscar

Existe relação entre a saúde mental e o sistema imunológico?

Foto do escritor: Residência PedagógicaResidência Pedagógica

  • Como nosso corpo nos protege de vírus e bactérias?

  • Quando estou muito estressado meu cabelo cai, qual o motivo?

  • Porque às vezes fico gripado tão facilmente?

Essas e muitas outras perguntas estão relacionadas com seu SISTEMA IMUNOLÓGICO.






Chamado de o defensor do corpo humano, seu trabalho principal é proteger contra as infecções e patologias que podem a cometer diariamente o nosso corpo. Às vezes você pode escutar que está ficando doente muito facilmente porque está com seu sistema imune fraco. Mas vamos falar disso mais adiante, primeiro vamos á uma breve introdução.

O nosso sistema imunológico tem a capacidade biológica de reconhecer especificamente determinadas estruturas moleculares ou antígenos de agentes invasores, como o covid-19, e desenvolver uma resposta efetora diante destes estímulos, provocando a sua destruição ou inativação. O sistema imune representa um sistema eficaz de defesa contra microrganismos que penetrem no organismo ou contra a transformação maligna de células, como o câncer. Esta função de defesa é essencial contra o desenvolvimento de infecções e tumores.


O sistema de defesa, é composto por ➡

E uma complexa rede de células, sendo elas: leucócitos, neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos, basófilos e moléculas dispersas por todo o organismo.







O que acontece quando você fica muito estressado e ansioso⁉

A ansiedade é um fenômeno natural dos animais, caracterizado por uma descarga hormonal que nos submete a um estado de alerta, desencadeado quando um estímulo que exerça perigo é percebido, e então ficamos prontos para luta ou fuga. Assim, ao contrário do que você pode pensar, a ansiedade não é de todo uma emoção negativa, mas sim, necessária aos nossos mecanismos de defesa!

A ansiedade deixa de ser natural e passa a ser um transtorno de ansiedade quando esse estímulo não apresenta uma situação real de perigo, e essa descarga hormonal desnecessária provoca sensações desconfortáveis como:

  • preocupações, tensões ou medos exagerados

  • sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer;

  • medo extremo de algum objeto ou situação em particular;

  • medo exagerado de ser humilhado publicamente;

  • falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade.

Quando nos encontramos nessas situações de constante alerta, nosso sistema imunológico entra em “esgotamento”, pois está sempre na espera que algum perigo aconteça. Isso leva a um estresse oxidativo que gera lesões nas nossas células. Chamamos de imunodepressão quando o nosso sistema imunológico está fragilizado, desordenado ou desequilibrado.

A ansiedade e o estresse interferem diretamente na homeostase do organismo, alterando a liberação de hormônios, influenciando em neurotransmissores, como também em outros componentes bioquímicos que afetam nossas células de defesa, podendo assim comprometer diretamente com nossa imunidade e emoções.




Então o que podemos fazer para aliviar os sintomas e fortalecer nosso sistema imune?

  1. Ficar atento em ter uma boa alimentação.

  2. Tomar sol todos os dias é de grande importância para a produção da vitamina D, fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico.

  3. Boa noite de sono é importantíssima, a privação do sono diminui as células de defesa, afetando diretamente o sistema imune.

  4. Ter organização para que as responsabilidades não se acumulem

  5. Praticar exercícios físicos ajuda na redução do estresse.

  6. Meditar também é uma boa saída, pois essa é uma técnica que ajuda a diminuir a ansiedade e estresse e você pode fazer em casa.

  7. Quando possível procure ajuda profissional


Mente saudável + Corpo saudável

 

Organizado por: Maria Moraes, Marina Sande e Sara Maier



Referências:


ANSIEDADE. Secretaria da Saúde de Curitiba, Paraná, Maio de 2015. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/470-ansiedade/.>


BORGES, D. Sistema imunológico – O que é, tipos de imunidade e órgãos imunitários. Conhecimento Científico. Abril de 2020. Disponível em: <https://conhecimentocientifico.r7.com/sistema-imunologico/>.


CUNHA, S. Da saúde da pele à imunidade: como estresse e ansiedade podem afetar corpo. Viva Bem, Out. de 2020. Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/10/07/da-imunidade-a-saude-da-pele-como-estresse-e-ansiedade-podem-afetar-corpo.htm


IMUNIDADE e emoções. Cevisa. São Paulo, Abril de 2020. Disponível em: <https://cevisa.org.br/portal/imunidade-emocoes/>.


LOPES, C.; AMARAL, F. Explorando o Sistema Imunológico. PUC. Minas Gerais. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20130912164902.pdf >.


LOPES, P. Controle do estresse, o primeiro passo para uma vida saudável. Via Farma. Set. de 2020. Disponível em: <https://viafarmanet.com.br/controle-do-estresse/>.


MARTINEZ C.; ALVAREZ M. O sistema imunológico: conceitos gerais, adaptação ao exercício físico e implicações clínicas. Rev Bras Med Esporte, Niterói , v. 5, n. 3, p. 120-125, Junho de 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921999000300010>

188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page