Tecnologia e meio ambiente são dois temas sensíveis e de extrema relevância para o nosso planeta. No entanto, os efeitos que a tecnologia exerce sobre o meio ambiente ainda é algo bastante discutido por vários pesquisadores do mundo inteiro. Enquanto alguns acreditam que depois da revolução industrial as tecnologias são umas das principais responsáveis pelos danos que a natureza vem sofrendo ao longo dos anos, outros as consideram como uma solução promissora para esse problema. Existem diversos motivos que contribuem para que essas teorias sejam sustentadas, principalmente o fato de as tecnologias estarem associadas a grande parte das ações que são realizadas no mundo atual.
Quando as tecnologias representam uma ameaça para o meio ambiente?
Será que a tecnologia é mesmo um “mal” necessário? O que podemos dizer é que a tecnologia, hoje mais do que nunca, se faz cada vez mais presente e necessária, para que possamos viabilizar uma série de coisas que até então eram inimagináveis de alcançar. Os aparelhos celulares com tecnologia smartphone e iphone, por exemplo, permitiram aproximar pessoas do mundo inteiro. No entanto, ao mesmo tempo que essa tecnologia traz todo esse benefício para a sociedade ela também pode trazer uma série de consequências negativas ao meio ambiente. Imaginem uma população de mais de um bilhão de habitantes que possuem um aparelho celular. agora imagine se esses bilhões de habitantes realizam a troca desses aparelhos a cada ano. Já pensou. Quanto de matéria prima ou recursos naturais seriam necessários para fabricação dos mesmo? e quanto ao descarte deles, já pensaram sobre isso? Junto com o boom da tecnologia, também vem crescendo o consumismo exacerbado, consumo de recursos naturais. Sem contar na poluição, degradação e lançamento de CO2 causados diretamente ou indiretamente por determinados tipos de tecnologia.
Repensando as tecnologias como uma forma de ajudar o meio ambiental?
Por outro lado, pensando em reduzir os impactos ambientais que o planeta vem sofrendo constantemente, um movimento em prol da preservação ambiental também vem ganhando espaço na atualidade. E é nesse contexto que as tecnologias mostram que elas ocupam sim um papel de extrema importância para a sustentabilidade do nosso planeta. As famosas tecnologias ambientais são uma poderosa ferramenta, não somente na gestão ambiental, mas também para atuação, de fato, na redução de impactos ambientais. Existem vários tipos de tecnologia que podem ser empregadas nesse sentido. As tecnologias verdes ou tecnologias limpas são terminologias que são empregadas a elas .
Entre essas tecnologias temos os produtos biodegradáveis; carros e motos elétricas, que visam diminuir a emissão de gases poluentes; energia limpa e inesgotável, como é o caso da solar; as fazendas verticais, que priorizam reduzir a área de degradação da vegetação e a bioeletricidade a partir de resíduos. Além delas existem também as tecnologias voltadas para descontaminação das águas, com o tratamento de águas residuais; e, tecnológicas que ajudam a evitar o aumento da contaminação ambiental, como a utilização de luz led, por exemplo.
Quais as dificuldades na utilização das tecnologias ambientais?
Quanto aos benefícios empregados às tecnologias ambientais não há nem o que questionar, porém infelizmente nem sempre elas são bem aceitas, principalmente por quem de fato deveria. As grandes empresas, principais protagonistas das transformações sofridas pelo meio ambiente, muitas vezes acabam não aderindo a essas tecnologias. Para reverter essa situação, a atuação de órgãos públicos por meio de políticas ambientais, fiscalização e autuação se faz cada vez mais necessária. As certificações de boas práticas ambientais tem sido uma boa forma de incentivo para muitas empresas que desejam estar ambientalmente corretas, infelizmente algumas não têm sua prática associadas a suas políticas.
Ainda hoje, o uso de muitas das tecnologias ambientais ainda não é acessível ao uso de todos, devido ao custo, que continua com valores superiores ao que a maioria da população consegue comprar. No entanto, isso não impede que façamos o que estiver ao nosso alcance para contribuir com o ambiente através do uso de led e da reciclagem, por exemplo.
Veja o vídeo indicado no link abaixo e aprenda mais sobre as células:
Organizado por Flávia dos Santos Bomfim
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARNEVALE. M.R.Moderna em projetos. Ciências da natureza e suas tecnologias.1° ed. editora Moderna.SP,2020.
JABBOUR.C.J.C. Tecnologias ambientais em busca de um significado. — Rio de Janeiro 44(3):591-611, Maio/jun. 2010.
LIMA.A.Z.S et al. Tecnologia e meio ambiente: levantamento de aplicativos móveis voltados a temas ambientais. Brazilian Journal of Development Braz. J. of Develop.Curitiba, v.6, n.9,p.68090-68105,sep.2020.
Comments