Olá galerinha, tudo certinho?
Já ouviram falar sobre os Campos Sulinos?
Pois bem, é um bioma que está presente apenas no estado do Rio Grande do Sul aqui no Brasil, mas também vai até parte da Argentina e do Uruguai. É um bioma que pode ser chamado de Pampas, Campinas, Campos do Sul ou Campanha Gaúcha. O clima na região é quente no verão, porém o inverno é frio e a média da temperatura é cerca de 15°C, há dias muito frios que a temperatura chega a 0°! Já pensou, que friozinho?!
A vegetação é marcada por gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e árvores de pequeno porte e o solo, em geral, é de baixa fertilidade natural e bastante suscetível à erosão. Aí vem o Ministério do Meio Ambiente e define uma divisão para essa vegetação: Estepe, Savana Estépica, Floresta Estacional Semidecídua, Floresta Estacional Decidual, Formações Pioneiras e Floresta Estacional. Isso inclui uma grande variedade de vegetais chegando em torno de três mil espécies de plantas.
Há também algumas áreas chamadas de campos brejosos, que são extensões de terrenos alagados úmidos que abrigam uma variedade enorme de biodiversidade, sendo um local ecologicamente “SAGRADO”. São tantas espécies de animais como capivaras, veados-campeiros, ratões-do-banhado, sabiás-do-campo que é uma maravilha de se contemplar. O Pampa é o ambiente campestre com maior diversidade de espécies de animais do mundo, acredita? Vou repetir, o lugar campestre com maior quantidade de espécies diferentes do planeta Terra!
O negócio é que quando o ser humano vê essa área toda, parecendo um grande campo de futebol, quer colocar um montão de animais e plantar árvores que são de outros lugares, aí começam os problemas: plantas que consomem mais água, redução de fertilidade do solo, aumento da erosão e por consequência compromete a biodiversidade do bioma por causa dessa degradação.
Espero que vocês tenham conhecido um pouquinho mais desse bioma que é lindo que só. Aproveitem os estudos!
Referências
<www.todamateria.com.br/pampa> Acessado em 23/02/2023 às 10:00
<https://www.ibflorestas.org.br/bioma-pampa> Acessado em 23/02/2023 às 10:00
<https://www.biologianet.com/ecologia/pampa.htm> Acessado em 23/02/2023 às 10:00
Comments