top of page
Buscar

Sentindo na pele

Foto do escritor: Residência PedagógicaResidência Pedagógica

Você sabia que a pele é um órgão?

Não só é, como também é o MAIOR órgão dos seres humanos!


Tem a função de revestimento que constitui a barreira mais externa, pela qual interagimos com o mundo exterior. É um sistema orgânico que regula a temperatura corpórea, detecta os estímulos, impede a entrada de substâncias no organismo e provê um escudo protetor contra os efeitos nocivos do sol. Além disso, apresenta diversas outras funções como:


1. Regulação da temperatura corporal, pelo fluxo sanguíneo e pelo suor.

2. Proteção, barreira física, infecções, desidratação e radiação UV.

3. Sensibilidade, através de terminações nervosas receptoras de tato, pressão, calor e dor. 4. Excreção, de água e sais minerais, componentes da transpiração.

5. Imunidade, células epidérmicas são importantes para a imunidade.

6. Síntese de vitamina D, em função à exposição aos raios UV.

7. Absorção de substâncias, principalmente gordurosa, como hormônios, vitaminas e medicamentos


Porém não tendo os cuidados necessários com a nossa pele podemos ser acometidos com o, câncer de pele (não melanoma) que é o tumor que atinge o tecido epitelial, sendo o câncer mais frequente no Brasil, correspondendo a cerca de 30% dos casos de tumores malignos no país. Causado principalmente pela exposição excessiva ao sol.

É mais comum em pessoas com mais de 40 anos, que possuem pele clara, albinos ou em pessoas que já possuem histórico na família e é considerado raro em crianças e pessoas com pele negra.


Há alguma relação entre a destruição da camada de ozônio e o câncer de pele?


A camada de ozônio funciona como um escudo ao redor da Terra, filtrando e impedindo que grande parte dos raios ultravioletas (UV-A, UV-B e UV-C) cheguem à superfície do planeta.

Com o aumento da queima de combustíveis fósseis, poluição e a emissão dos gases CFC por aerossóis, geladeiras e aparelhos de ar-condicionado, a consequência que temos é o

BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO.


Você pode pensar, como algo a milhares de metros pode influenciar na sua vida, essas aberturas na camada de ozônio aumentam a incidência dos raios UV que atingem diretamente os seres humanos.


Ao entrar em contato com a pele, os raios UV podem gerar lesões nas células a partir dos radicais livres. No caso do câncer de pele, há um crescimento anormal e descontrolado das células epiteliais.




  • Os raios UV-A penetram até a camada da derme, causando rugas, alergia solar e mutações genéticas nas células.

  • Já os raios UV-B estimulam a produção da melanina e podem provocar queimaduras na pele e dano direto ao DNA celular e câncer de pele.


Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a cada 1% de diminuição da camada de ozônio, 50 mil novos casos de câncer de pele são registrados, ou seja, as perturbações que fazemos na natureza nos afetam diretamente, sendo esse, apenas um dos muitos casos.


Algumas dicas para prevenir!

  • O uso do protetor solar é de grande importância, lembrando sempre de reaplicar a cada duas horas.

  • Evitar tomar sol diretamente durante as 10 e 16 horas.

  • Para trabalhadores em contato direto com os sol, usando chapéu e roupas que cubram os membros.

  • Manter sempre uma boa hidratação.

  • Não fazer bronzeamento artificial.


A prevenção do câncer de pele, extensiva aos melanomas, inclui ações de prevenção primária por meio de proteção contra luz solar, as quais são efetivas e de baixo custo.

Se a pessoa notar o surgimento de manchas/sinais novos ou a mudança em alguns, deve procurar o dermatologista.


 

Organizado por: Maria Moraes, Marina Sande e Sara Maier.


Referências:


BOA SAÚDE. Câncer de Pele Aumenta por Causa de Camada de Ozônio. In: Câncer de Pele Aumenta por Causa de Camada de Ozônio. [S. l.], 20 maio 2021. Disponível em: https://www.boasaude.com.br/noticias/1397/cancer-de-pele-aumenta-por-causa-de-camada-de-ozonio.html. Acesso em: 16 maio 2021.


CÂNCER de pele não melanoma. In: Câncer de pele não melanoma. [S. l.], 4 mar. 2021. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-nao-melanoma. Acesso em: 16 maio 2021.


EUCERIN. O que é a luz do sol – E como ela afeta a pele?. In: O que é a luz do sol – E como ela afeta a pele?. [S. l.], 201?. Disponível em: https://www.eucerin.com.br/sobre-pele/conhecimentos-basicos-sobre-a-pele/o-sol-a-pele. Acesso em: 13 maio 2021.


O PROTOCOLO de Montreal na recuperação da Camada de Ozônio. In: O Protocolo de Montreal na recuperação da Camada de Ozônio. [S. l.], 1 nov. 2020. Disponível em: https://eco21.eco.br/o-protocolo-de-montreal-na-recuperacao-da-camada-de-ozonio/. Acesso em: 16 maio 2021.


PORTAL EDUCAÇÃO. Pele: o maior órgão do corpo humano. In: Pele: o maior órgão do corpo humano. [S. l.], 202?. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/pele-o-maior-orgao-do-corpo-humano/24015. Acesso em: 16 maio 2021.


53 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 kommentar


Luiza Ramos
Luiza Ramos
24. maj 2021

Pessoal que texto maravilhoso. bem esclarecedor. Parabéns!

Synes godt om
bottom of page