top of page
Buscar

Equívocos sobre a "Marcha do Processo"

carolinaguedes1968

Versão simplificada da ilustração de Zallinger

Fonte: Washington University ProSPER


Todos nós já vimos uma imagem baseada nesta ilustração do paleoartista Rudolph Zallinger seja em um livro de biologia, em um anúncio ou até mesmo na estampa de uma camisa. Porém, a popularização desta imagem tem causado equívocos na sua interpretação quando se trata da Teoria da Evolução.

O problema desta imagem é que, normalmente, ela é interpretada com a ideia de que a evolução do ser humano foi algo gradual em uma linha reta, no qual ocorreram transformações de tempos em tempos de forma simétrica. No entanto, estudando um pouco a origem dessa ilustração é possível entender que esse não é o real sentido, primeiro que esta ilustração é uma versão simplificada da criada por Zallinger em que se encontra com 15 ancestrais e não 6 como na versão mais divulgada. Além disso, o autor explica por escrito as relações entre as espécies e apresenta uma linha do tempo importante para entender cada época em que elas viveram. Nesse sentido, fica a pergunta: existe alguma imagem capaz de retratar a complexidade da evolução humana? Bom, existem estruturas semelhantes a árvores que são as mais utilizadas pelos cientistas para representar esse tipo de relação.


Versão estendida da ilustração de Zallinger

Fonte: Washington University ProSPER


As árvores que representam a relação entre uma espécie e seus ancestrais são chamadas de árvores filogenéticas, podendo ser comparadas a famosa árvore genealógica que representa a relação de um indivíduo com seus parentes. Portanto uma árvore filogenética como a mostrada a seguir seria o mais ideal para representar o parentesco entre nossa espécie e seus ancestrais.


Árvore filogenética representando a história evolutiva da espécie Homo sapiens e seus parentes próximos:


Fonte: Washington University ProSPER


Com base nesta imagem é possível entender que não existe uma espécie superior a outra, mas sim as mais adaptadas a época e ambiente que viveram, no qual durante mudanças ambientais e surgimento de novas espécies levaram a sobrevivência da nossa espécie até hoje. É importante entender também que os humanos não são o resultado de uma progressão dos chimpanzés, porém, ambos apresentam um ancestral em comum, possível de ser observado na base da árvore.



Referências:


COUTO DE MAGALHÃES, Fernando. Marcha do Progresso. A evolução humana completamente equivocada, [s. l.], 6 jan. 2022. Disponível em: https://www.fernandocouto.com/post/marcha-do-progresso-a-evolu%C3%A7%C3%A3o-humana-completamente-equivocada. Acesso em: 23 fev. 2023.


ENTENDAMAISCIENCIA. A Marcha do Progresso. QUAL O PROBLEMA DESTA IMAGEM?, [s. l.], 31 jul. 2020. Disponível em: https://entendamaisciencia.wordpress.com/2020/07/31/a-marcha-do-progresso-qual-o-problema-desta-imagem/. Acesso em: 23 fev. 2023.


VIGGIANO, Giulianna. Por que a imagem mais famosa da evolução humana está errada. Revista Galileu, [s. l.], 8 ago. 2022. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2020/08/por-que-imagem-mais-famosa-da-evolucao-humana-esta-errada.html. Acesso em: 22 fev. 2023.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Pantanal

Pantanal

Comentarios


bottom of page