top of page
Buscar

Classificação biológica: Como funciona?

carolinaguedes1968

Olá, galera! Tudo bom com vocês?

Quando pensamos em classificação, precisamos entender que essa prática é muito mais antiga do que se pensa. Desde os primórdios do processo de formação da sociedade humana, os seres humanos se veem descobrindo, conhecendo e dando nome aos demais seres vivos, a fim de saber identificar aqueles com os quais convivem. Seja classificando de forma simples, como: organismos venenosos e não venenosos, seres inanimados e seres animados, comestíveis e não comestíveis até a identificação mais complexa que hoje conhecemos em: Domínios, Reinos, Filos, Classes, Ordens, Famílias, Gêneros e Espécies. Tal processo, desde o seu surgimento tem sido fundamental para estudo, divulgação, conservação, organização e sobrevivência daquilo que nós descobrimos e daquilo que um dia ainda iremos conhecer. Para tanto, vamos ver como funciona a classificação biológica das espécies nos dias de hoje?


De acordo com Nicolau (2017), a classificação biológica moderna tem sua base nos trabalhos do naturalista Carl Linné (Carolus Linnaeus, 1707-1778) que inicialmente agrupou as espécies hierarquicamente, segundo suas características morfológicas. Desde então a classificação biológica tem sido revista, com base nas novas descobertas da ciência, que tem proporcionado avanços em estudos taxonômicos.

Atualmente, o sistema de classificação biológica continua a utilizar como base a taxonomia de Linnaeus, com as seguintes categorias taxonômicas: Domínio, Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie, sendo o nome das espécies regulado por códigos de nomenclatura internacionais específicos para plantas, animais e bactérias, por exemplo, a fim de universalizar, divulgar e padronizar a identificação investigada.


Classificação biológica. Disponível em: escola.britannica.com.br. Acesso em: 27 de Fev. de 2023.


Dentre as regras fundamentais de nomenclatura biológica, podem-se citar:


-        O nome deve ser escrito em Latim e em itálico (caso seja em forma manuscrita, deve ser destacado de alguma forma ou sublinhado);

-        O nome do gênero deve ser escrito com inicial maiúscula, a exemplo de Panthera em Phantera onca;

-         O epíteto específico deve ser escrito com inicial minúscula, exemplo: onca em Phantera onca;

-         O autor do nome do organismo é dado à pessoa que primeiro o publica com uma descrição precisa e que permite a identificação inequívoca do organismo, acompanhado do ano, como em Panthera onca (Lineu, 1758).

 

 

E então, de que forma você acha que a classificação biológica pode ajudar na conservação da biodiversidade? Você já conhecia o sistema binominal de classificação das espécies?

 

Conta aqui!!

 

 

Referências

 

NICOLAU, Paula Bacelar. História da classificação biológica. Portugal: Universidade Aberta, 2017. 28 p.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Pantanal

Pantanal

Comments


bottom of page