No quinto webnário do programa da coordenação geral, a coordenadora geral Denise Guerra, deu as Boas-vindas a todos os residentes, professores e orientadores, o evento é uma construção conjunta da equipe da residência, que busca os relatos dos residentes das áreas de Sociologia, Geografia, Química e Filosofia num primeiro momento e História, Biologia, Física, Língua Portuguesa e Matemática num segundo, após 4 meses de residência, quanto as suas impressões sobre a jornada pedagógica.
Jessica Rebouças, representou todos os residentes do subprojeto biologia nesse webnário, que agradeceu essa oportunidade e arrasou. A nossa participação na semana pedagógica se deu no YouTube e nas escolas Costa e Silva, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.
Na semana pedagógica no YouTube ocorrida do canal da PROGRAD-UFBA, foram apresentados os cadernos pedagógicos, e as pílulas, que são ótimos recursos para os profissionais de educação, ficamos contentes que esses cadernos digitais serão disponibilizados também para os alunos do campo, alcançando inclusão no ensino para aqueles que tem mais dificuldade de acesso.
E Jessica enfatizou que o formato online, os materiais digitais, as novas possibilidades viáveis de ensino com base no ensino remoto, com discussões dos professores de toda a rede, vivenciando o protagonismo desses profissionais que entendem de fato a educação e respeitando e valorizando a individualidade.
A estrutura do material traz a contextualização com o cotidiano tornando os conteúdos significativos para os estudantes. Mas ainda deixa a falhar quando pensamos na seleção de alguns conteúdos que estão além da realidade da sala de aula, os materiais disponibilizados não entravam em consenso com as atividades usadas pelas professoras regularmente, como as professoras pontuaram.
As professoras tiveram pouco tempo para adaptar os planos para os três diferentes cronogramas, para aqueles com acesso estável, instável e sem acesso à ‘internet. Como esse material deveria ser adaptado, e então foi percebido a defasagem da formação continuada, a falha na formação digital e no domínio das ferramentas tecnológicas, que são essenciais para esse modelo de ensino.
O professor foi sobrecarregado com o retorno as aulas modo de aprendizado desse novo modelo, pela adaptação que os mesmos e os alunos foram obrigados a ter às plataformas usadas nesse ensino remoto e a velocidade com que tudo aconteceu. Esse processo poderia comprometer a sua saúde mental e física dos educadores.
Nós residentes de biologia construímos subprodutos digitais, ferramentas auxiliares na sala de aula.
Instagram:
![](https://static.wixstatic.com/media/c40472_4527eed83fc1475da0cbd788d30649b4~mv2.jpg/v1/fill/w_670,h_467,al_c,q_80,enc_auto/c40472_4527eed83fc1475da0cbd788d30649b4~mv2.jpg)
Youtube:
![](https://static.wixstatic.com/media/c40472_211c959448304e358e251f1cd64376ec~mv2.jpg/v1/fill/w_735,h_670,al_c,q_85,enc_auto/c40472_211c959448304e358e251f1cd64376ec~mv2.jpg)
Possuímos também, o bio-logar que é um webnário criado pelo subprojeto, onde residentes se voluntariaram e escolhem temas relevantes na área de educação e biologia para discutirmos em momento de reunião. Essa nossa atuação e produção tem contribuído muito para nossa formação como professores de biologia nesse momento de ensino não presencial.
Para aqueles que ficaram curiosos para assistir, segue o Webnário:
↓
Escrito por Sara Maier
Comentarios