top of page
Buscar

Evoluir? para quê?

Foto do escritor: Residência PedagógicaResidência Pedagógica

Atualizado: 4 de mar. de 2022


É bem provável que ao falarmos de evolução você entenda como sendo sinônimo de progresso, melhoria, perfeição ou até mesmo de transformações, como as que aconteciam nos famosos desenhos , pokémon e digimon. Contudo te convido a ir além dos desenhos. Sempre que se fala em evolução,algumas perguntas são trazidas, como as seguintes: “Se o homem veio do macaco, por que não vemos os macacos se tornarem homens?”Algumas pessoas acabam pensando dessa forma. Será que é assim que a evolução funciona?



Mas antes, o que é evolução? Pode ser definida como processo de variação e adaptação de populações de organismos durante um certo período de tempo, podendo então ter o surgimento de novas espécies a partir de uma população já existente. A compreensão de evolução foi defendida por diversos naturalistas da época ,mas os mais marcantes foram Jean-Baptiste de Lamarck e Charles Robert Darwin.

Para Lamarck, que foi naturalista francês, com sua teoria do uso e desuso, ele acreditava que determinados órgãos de algum organismo poderiam ter um maior desenvolvimento ao longo do tempo , à medida que fossem usados, e em contrapartida os outros não sendo usados ficavam atrofiados e essas características obtida eram transmitidas, denominando essa transmissão de lei da transmissão de caracteres adquiridos, acreditando que essas mesmas características eram transmitidas entre as gerações e tornando os organismos mais adaptados. Um exemplo clássico da lei do uso e desuso é sobre o pescoço das girafas. Elas teriam a necessidade de alcançar folhas mais altas nas árvores. Para isso, esticavam mais o pescoço, desenvolvendo a musculatura, levando ao seu aumento.


Aumento do pescoço das girafas, de acordo com Lamarck

Mas, o verdadeiro sentido da evolução, pelo menos o mais considerado cientificamente, é melhor explicado pelas ideias de Darwin, que foi um naturalista inglês.

Darwin, baseando-se em suas observações e o desenvolvimento de sua teoria evolutiva, trouxe que, os organismos possuem um ancestral comum entre todos e seus descendentes recebem essas características dessa ancestralidade. E ainda sendo reforçada pela sua teoria de seleção natural, que a seleção natural atua nesses

organismos, causando uma pressão seletiva, onde o organismo mais apto no meio onde vivem, tende a sobreviver e passar seus genes para seus descendentes.

Dessa forma, essa pressão seletiva durante um longo período de tempo pode gerar novas espécies pelo processo de especiação.






Mas e aí? o homem veio do macaco?

Todos os seres vivos passam por mudanças evolutivas ao longo do tempo, mas não para se tornarem melhores ou perfeitos como é exposto nos desenhos . A Evolução não trabalha com projetos, ela não é intencional. Então dizer que o homem veio do macaco ou que ele é uma versão melhorada do macaco é completamente errado. Não existe espécie mais evoluída que a outra, todos os seres vivos são evoluídos à medida que conseguem se adaptar ao ambiente que vivem.

Na verdade, o que acontece é que os seres humanos descendem de um ancestral comum mais recente com os macacos. A cerca de 6 milhões de anos uma população de primatas do noroeste da África se dividiu em duas linhagens que passaram a evoluir independentemente: a primeira no ambiente da floresta tropical e originou os chimpanzés de hoje, e a segunda se adaptou a outros ambientes mais abertos , nas savanas do leste africano, e resultou , há 200 mil anos, na espécie Homo sapiens (Jobling et al., 2013).

Há certo grau de parentesco entre os seres humanos e os macacos. O DNA dos chimpanzés é cerca de 98% igual ao nosso, mas não significa que o homem veio do macaco ou que seja melhor que ele como é exposto na imagem abaixo:

Organizado por: Filipe Bacelo e Jaíne Fagundes



Referências bibliográficas

SANTOS, Fabrício. A Grande Árvore Genealógica Humana. Departamento de Biologia geral, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


SANTOS, Renan. O homem veio do macaco? Brasil de fato. Belo Horizonte (MG).Disponível<https://www.brasildefatomg.com.br/2017/10/05/coluna-or-o-homem-veio-do-macaco. Acesso: 20 de Maio de 2021


BIZERRA, Alessandra; HADDAD, Hamilton; URSI, Suzana. História do Pensamento Evolutivo.

162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page