top of page
Buscar

Conheça a ECMO, uma das tecnologias utilizadas no suporte aos pacientes acometidos pela Covid-19

Foto do escritor: Residência PedagógicaResidência Pedagógica

A respiração é o processo responsável pela obtenção de oxigênio (O2) e eliminação do dióxido de carbono (CO2), sendo essencial ao funcionamento do sistema biológico. O sistema respiratório é composto por diversas estruturas, sendo elas divididas em porção condutora, ou seja, as estruturas responsáveis pela condução do ar até os pulmões e também pelo retorno para a expiração, e a porção respiratória, no qual fazem parte as estruturas responsáveis pelas trocas gasosas.

Fazem parte da porção condutora a cavidade nasal, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios e os bronquíolos. No caso da porção respiratória, fazem parte as estruturas responsáveis pelas trocas gasosas, sendo elas os bronquíolos respiratórios, os ductos alveolares - são pequenos espaçamentos que servem de ligação entre os alvéolos - e os alvéolos.

Inicialmente o ar é inspirado, principalmente, através da cavidade nasal onde é aquecido, umedecido e filtrado. Em seguida, o ar inspirado segue através da faringe e laringe em direção à traqueia, que possui um epitélio de revestimento muco-ciliar, responsável pela filtragem das bactérias e partículas de poeira remanescentes.

Após esses processos, o ar inspirado é encaminhado aos brônquios onde é direcionado aos pulmões direito e esquerdo, e segue através de ramificações menores chamadas bronquíolos. Por fim, o ar inspirado chega aos alvéolos onde, de fato, ocorrem as trocas gasosas. Essa estrutura possui paredes muito delgadas, que facilitam a troca do CO2 do sangue pelo O2 do ar inspirado, estando intimamente relacionados aos vasos sanguíneos.

Em alguns casos, como os de alguns pacientes acometidos pela Covid-19, as trocas gasosas realizadas pelos alvéolos são dificultadas e o paciente não recebe o suprimento de oxigênio necessário à sua sobrevivência. A fim de manter a oxigenação do paciente, pode ser necessário realizar alguma intervenção e a tecnologia pode auxiliar nisso. Recentemente uma dessas soluções chamada Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) ficou bastante conhecida devido ao seu uso no caso do ator e humorista Paulo Gustavo.

O ECMO é um equipamento que realiza para o paciente a função dos alvéolos, mantendo assim a oxigenação do sangue e retirada do CO2. Mas como funciona esse equipamento?

Basicamente, o paciente tem o seu sangue retirado por uma bomba centrífuga a partir de um circuito de tubulações conectados à principal artéria do corpo, em média são bombeados entre 4 a 5 litros de sangue por minuto. Em seguida, o sangue é direcionado a um oxigenador no qual possui membranas por onde o O2 flui, sendo assim o CO2 é removido dos glóbulos vermelhos e o O2 é adicionado. Após realizado esse processo, o sangue oxigenado é direcionado novamente ao paciente.





Referências Bibliográficas

Fisiologia do sistema respiratório. Beduka, 2019. Disponível em: <https://beduka.com/blog/materias/biologia/fisiologia-do-sistema-respiratorio/> <Acesso em: 22/06/2021>

GRANCHI, J. Conheça a ECMO, aparelho que funciona como coração e pulmão artificiais. Viva Bem UOL, 2020. Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/06/17/conheca-o-ecmo-aparelho-que-funciona-como-coracao-e-pulmao-artificial.htm> <Acesso em: 22/06/2021>

Junqueira, L. C. U.. Histologia básica. 12 ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.


Pulmão artificial fornece suporte a pacientes em estado crítico com Covid-19 no Hospital das Clínicas de Porto Alegre. Setor Saúde, 2020. Disponível em: <https://setorsaude.com.br/pulmao-artificial-fornece-suporte-a-pacientes-em-estado-critico-com-covid-19-no-hospital-de-clinicas-de-porto-alegre/> <Acesso em: 22/06/2021>


149 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page